1 de mar. de 2010

Tiroteio na redenção

Onde está, se é que existe, a tal inteligência da Secretária da Segurança Pública do Estado no caso do enfrentamento de gangues em pleno Parque da Redenção ? O certo é que o chamado déficit zero do governo Yeda (PSDB) desmontou a área da segurança pública do RS. No caso da Redenção, para se livrar desse pepino, já querem colocar a responsabilidade do ocorrido no colo da guarda-civil do município, que tem apenas como responsabilidade a guarda do patrimônio público do município de Porto Alegre. Mas isso é apenas a ponta do iceberg.
Quem lê atentamente as pequenas notas da editoria de polícia do PIG guasca identifica o banho de sangue que há no Estado. Durante os finais de semana é comum que mais de uma dúzia de pessoas morram vítimas de armas de fogo. Os motivos são os mais diversos, mas o certo é que não há política de segurança pública no Estado.
Durante todo o período do governo Yeda, a base dos servidores da Policia Civil e da Brigada Militar não receberam nenhuma recomposição salarial. Se considerarmos que a inflação brasileira é de 6% ao ano, então, esses servidores, deveriam receber no mínimo 24% de reajuste (quatro anos) . Enquanto a valorização do servidor da segurança não for prioridade, não adianta fazer propoganda no PIG afirmando que a segurança melhorou. Quem afirma não se arrisca a sair à noite da sua casa, e agora, muito menos levar seus filhos nos parques.