18 de nov. de 2010

O hedonismo da juventude

O hedonismo designa uma atitude de vida voltada para a busca egoísta de prazeres materiais. Esse sentido é utilizado de maneira pejorativa, visto normalmente como sinal de decadência de um povo. Pois bem ! eu quero estar errado,mas a visão que eu tenho da filosofia de vida da maioria dos nosso jovens, em especial aos filhos da classe média,  é a do prazer pessoal puro e simples, sem limites. 

Não quero generalizar, mas para mim, são jovens com o mínimo de preocupação social, desrespeito aos mais velhos, aos portadores de deficiência, alienados politicamente,  preocupados  apenas com a último lançamento de celular do que com a qualidade da educação oferecida por sua escola. Entendo que muito dessa alienação vem do fato de que os pais estão omissos ao deixarem para as escolas a função primordial da família: educar, formar caráter, honra, honestidade, solidariedade, respeito etc.

Não é normal ver jovens espancando professores, ordas de adolescentes bêbados em postinhos ou boates em altas horas da madrugada, sob o olhar complacente do pais. Na minha opinião, é dever da família (pai,mãe, avós, irmãos mais velhos, padrinhos e tios) ajudar esses jovens a buscar outro caminho antes que uma geração  inteira de se torne refém  de espelhos, tendo a vaidade com a principal virtude.