6 de dez de 2010

Por que gritam tanto nas propagandas ?

Será que é uma orientação do meio publicitário determinar que na maioria dos spots de propaganda para emissoras de rádio ou de TV os atores tenham que gritar o tempo inteiro ? Falo isso  porque sempre tenho ir baixando o volume do rádio entre uma propaganda e outra, e muitas vezes até zerar o vloume esperando que passe a maldita propaganda nos próximos 30 segundos.

Na TV tinha uma propaganda da Petrobras que eu odiava: a imagem de uma carro da formula 1 e o som era o barulho ensurdecedor do carro despejando potencia nos ouvidos de seus clientes. Cheguei a escrever para a empresa para perguntar se eles não tinham pena dos nossos ouvidos, mas nunca obtive resposta (ahahaha). Mas a gritaria nos spots de rádios e TV é quase geral. É quase impossível não ter que equalizar o som manualmente quando o som passa de uma propaganda para outra ou quando sai o locutor e entra o spot-gritaria gravado.

Meu critério na condição de consumidor é o seguinte: gritou nos meus ouvidos já perdeu pontos, e se o preço e a qualidade praticada é semelhante, então, Adeus ! Faço questão de não comprar em lojas que autorizem que suas agências produzam spots ridículos que usam apenas a gritaria como forma de chamar a atenção de seus clientes, da mesma forma vale para programas que se auto-denominam humorísticos.

Propaganda tem de chamar a atenção pela inteligência de seus anúncios e não pelo quantidade de decibeis que são despejados.