12 de set. de 2010

Lições de Sun Tzu I

Calcula a força de teus adversários, faz que percam seu ânimo e direção, de maneira que ainda estando intato o exército inimigo, fique imprestável: isto é ganhar sem violência. Se destruíres o exército inimigo e matares seus generais, assaltas suas defesas disparando, reúnes uma multidão e usurpas um território, tudo isto é ganhar pela força." Por isto, os que ganham todas as batalhas não são realmente profissionais; os que conseguem que se rendam impotentes os exércitos alheios sem lutar, são os melhores mestres do Arte da Guerra. 

Os guerreiros superiores atacam enquanto os inimigos estão projetando seus planos. Logo desfazem suas alianças. 

A suja, Marina e o segundo turno

Que a revista Veja já não tem credibilidade política há anos a gente já sabia. Que a revista é uma espécie de porta-voz da direita de nosso país agente também já tinha essa clara noção. No entanto, fazer o que eles fizeram nesse final de semana, publicando matéria contra a ministra-chefe da Casa Civil e seu filho, na tentativa de colar a imagem da corrupção no governo Lula, dá o direito de chamá-la de SUJA.

O PIG, os tucanos e o restante da direita viram que a historinha do sigilo não colou na Dilma e que o povão não está nem ai. A saída agora é tentar vincular Dilma a imagem de corrupção e por isso essa tentativa desesperada de Veja para arrancar alguns pontinhos de Dilma, transferindo para Marina Silva.

Sim ! a tábua de salvação do PIG chama-se Marina Silva, pois cada ponto que Marina consegue,  coloca em risco a vitória de Dilma já no primeiro turno e dá folego para a rearticulação dos tucanos e toda a direitalha nacional.
Portanto, ainda temos 20 dias de intensa batalha contra o que há de mais sujo na política, e vem coisa pior por ai.