8 de nov. de 2010

ENEM: O início do terceiro turno

É puro engano para quem pensa que o PIG vai dar sossego para Lula e Dilma, haja vista o burburinho que a grande mídia está fazendo para "denunciar" o erro em 0,04 % das provas do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. Que a gráfica tem responsabilidade sobre o erro eu não tenho a menor dúvida, agora, CONDENAR o processo inteiro é pura sacanagem.

O engraçado e que a mesma mídia que critica o processo do Enem, e a mesma que silenciou no caso dos livros didáticos de geografia distribuídos pelo governo do estado de São Paulo aos alunos da 6ª série do ensino fundamental. Os livros tinham erros grosseiros no mapa da América do Sul. O Paraguai e Uruguai foram trocados de posição e o nome do Paraguai aparece também dentro da Bolívia. 

Para quem não entendeu ainda, ocorre que o PIG quer fazer o terceiro turno das eleições, e tudo, eu disse tudo que o governo Lula e Dilma fizerem ou deixarem de fazer será ampliado negativamente. Problemas sempre ocorrerão, principalmente em se tratando de um país continental como o nosso. 

Portanto, cabe ao Ministério da Educação avaliar apenas se vale apena sofrer esse desgaste que a mídia tenta fazer com o exame, ou descentralizar às provas de forma regional com a fiscalização da Policia Federal. O RESTO É TERCEIRO TURNO.