4 de ago. de 2009

Cuba: estudantes gaúchos de Medicina no RS

Vinte estudantes gaúchos, catarinenses e paranaenses que estudam medicina em Cuba, na Escola Latino Americana de Medicina - ELAM, estão no Rio Grande do Sul integrando a Brigada Estudantil de Saúde Paulo Ricardo Petry. A parceria está sendo realizada com o Grupo Hospitalar Conceição, com o apoio da Associação Cultural José Marti e da Prefeitura Municipal de Canoas. O objetivo dos estudantes é fazer uma vivência no ambiente do sistema SUS. Inicialmente os estudantes estão conhecendo o Programa Saúde da Família, e no município de Canoas conhecerão o Programa Primeira Infância Melhor ( Programa de Educação Infantil que complementa a formação moral das crianças, com relação ao meio ambiente, genero, saúde, cultura, esportes etc.) A ELAM forma anualmente 1.200 estudantes estrangeiros (E.U.A, Latino América, Caribe). O Brasil já formou a quinta turma de médicos (450 médicos). Atualmente os médicos formados na ELAM passam por um calvário para conseguir a revalidação do título de médico no Brasil. Esse documento é necessário para o exercício na profissão. O Brasil é o único país da América Latina que ainda não reconhece os profissionais formados em Cuba ( Por que será ???) . Hoje, centenas de municípios brasileiros não possuem atendimento médico devido a falta de interesses de profissionais formados no Brasil, em especial no norte e nordeste do país e também no interior do RS. Hoje, infelizmente, o juramento hipocrático está sendo deixado de lado em função da medicina se tornar um négocio lucrativo para muitos, onde apenas tem acesso aquele que pode pagar. Aliás, esse não é o caso dos valentes acadêmicos brasileiros que viajam 10 mil quilômetros para estudar e desejam voltar para prestar seus serviços ao seu povo. A seleção desses alunos é feita anualmente, pela embaixada cubana no Brasil. http://www.elam.com.cu

Fundação ajudará a orientar R$ 1 milhão do RS

Segundo a Zé H de ontem (03) a Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social (SJDS) do Estado vai liberar R$ 1 milhão em recursos para 44 ações destinadas à luta contra o consumo de substâncias ilícitas por crianças e jovens. A novidade, ou a falta dela(ahahahahha) é que será a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho que “ajudará” a secretaria a “orientar” as prefeituras e entidades sobre os procedimentos de ajustes e a aplicação dos recursos propostos dentro das normas estabelecidas pelo edital. Como eu não entendi direito, ou entendi tudo (ahahahha) sobre o que será orientar, gostaria de saber quais serão os critérios técnicos e indicadores que a tal secretaria levará em conta, em parceria junto com a Fundação, para liberar os recursos dos projetos.

Protegido por tabela

No sábado (01) bem em frente ao Palácio da Justiça, na Praça da Matriz, o carro de um colega foi roubado. Acima do veículo há uma torre com uma câmera de segurança estragada ou desligada. Como o carro era antigo e não tinha seguro, já deve estar em alguma prateleira esperando comprador de peças. No mês passado um carro oficial também foi levado da Praça e ninguém faz nada. Falo isso porque nós cidadãos além de pagar impostos ainda temos que levar o prejuízo por falta de policiamento ou de investigação. Segundo moradores da região, todo mundo conhece o "rapaz" que leva os carros da praça, menos a "inteligência" da BM.
Falo isso porque a mais nova piada vem da Brigada Militar. A Casa Militar - BM diz que vai investir em equipamentos de segurança para proteger os locais onde a governadora Yeda Crusius “vive ou trabalha”. Como o equipamento que fica na frente ao Palácio da Justiça é ao lado da sede do governo, sugiro que primeiro a BM mande consertar o equipamento estragado na Praça da Matriz e coloque policiais patrulhando o local. Pelo menos o cidadão comun ficara protegido por tabela, afinal, a governadora diz que vai ali de vez enquando.
Enquanto isso moradores de pequenas cidades do interior estão apavorados com as quadrilhas que fazem a colheita em assaltos a bancos no interior: é o modelo Self Service Banking, PEGA E LEVA O BANCO (aHAHAHA) .