11 de nov. de 2010

Perfil parlamentar de Adão Pretto será lançado nesta quinta-feira

O livro "Perfil Parlamentar do Deputado Federal Adão Pretto" será lançado nesta quinta-feira (11), às 19h, no estande do Senado Federal da Feira do Livro de Porto Alegre. O evento é uma iniciativa do senador Paulo Paim e do primeiro vice-presidente da Câmara Federal, deputado Marco Maia.

Trata-se de uma homenagem ao político falecido em fevereiro de 2009 em consequência de uma pancreatite. Pretto foi um homem ligado as questões camponesas,iniciou sua trajetória política no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Miraguaí, participou das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e da Comissão Pastoral da Terra (CPT), instituições ligadas à Igreja Católica, além de ser um dos fundadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra no Rio Grande do Sul.

No ano de 1980 filiou-se ao PDT e em 1985, migrou para o PT, sendo eleito deputado em seis ocasiões consecutivas: como deputado estadual constituinte no ano de 1986, um dos primeiros deputados do PT gaúcho. No ano de 1990, foi eleito como deputado federal revisor e reeleito como deputado federal nos anos de 1994, 1998, 2002 e 2006. O deputado era presidente da Comissão de Legislação Participativa e foi um dos membros brasileiros do Parlamento Latino-americano.

Como parlamentar, opunha-se aos ruralistas na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Sua principal bandeira política foi a reforma agrária. Chegou a escrever um livro sobre o tema: "Queremos Reforma Agrária" (Editora Vozes, 1987). Sempre se destacou na defesa da causa dos movimentos sociais populares, em especial aos ligados as questões do campo como a defesa dos interesses dos pequenos agricultores e da luta do MST, pois fez de seus mandatos ambientes institucionais para a articulação dos movimentos sociais populares no Brasil.

Fonte : WWW.PTSUL.COM.BR // Por Denise Ritter.