1 de set. de 2010

Pânico - Paulo Henrique Amorin

Eleger Paim o senador mais bem votado do RS

Entendo que é um compromisso da sociedade gaúcha e do Partido dos Trabalhadores eleger o senador Paim com a maior votação entre todos os candidatos. Para isso, é necessário que toda a militância faça uma força-tarefa para não só eleger Paim, mas impedir que o segundo voto vá para um dos outros dois candidatos (A.Mélia - PP e Rigotto botox  - PMDB). Até mesmo entre a militância  ainda há  a percepção de que o segundo voto (Abgail)  não representa de forma estratégica eleger Paim. Como já disse nesse espaço, para eleger Paim - 131 temos que votar casado em Abgail e ainda arrancar votos dos outros dois candidatos. É pura matemática e quando falamos para as pessoas do risco de não eleger Paim em razão do segundo voto ser de outros (A.Amélia e Rigotto) a reação é de perplexidade.

Advogados, empresários e médicos dominam representação na Câmara dos Deputados


Fiz uma rápida pesquisa na internet e gastaria de compartilhar com vocês o ranking dos profissionais que ocupam cadeiras na Câmara dos Deputados. No blog do Hummel está uma planilha que aponta, disparado na frente, advogados (ahahaha) e com meio corpo de desvantagem a classe empresarial no comando do Poder Legislativo Federal. No terceiro lugar, mas não menos importante, a classe médica (esse lobby é poderoso), seguidos de  longe pelos professores, funcionários públicos e a turma da engenharia.

Essa pequena  constatação nos dá a  certeza de que ainda temos muito ainda a fazer para deixar nosso parlamento com a cara do povo brasileiro. Agricultores, operários da construção civil, costureiras, motoristas profissionais, pintores e artistas  possívelmente possuem uma mínima representação política no Congresso Nacional, apesar de comporem a maioria da massa trabalhadora da nação. Até que isso mude, teremos em 2011, provavelmente, uma esmagadora maioria parlamentar composta de médicos, empresários e adevas, não necessariamente nesta mesma ordem. 

Pelo menos a saúde e a justiça estará bem representada no Congresso ano que vem (ahahahahahahcofcofcofcofcof)