29 de jun. de 2009

A farra das bolsas da Ulbra

Quase passou batido (ahahahhaha) a reportagem da jornalista Joana Colussi, do jornal do Correio do Povo sobre as escândalosas bolsas de estudo da Ulbra destinadas para políticos. Na relação, constam os nomes de filhos e sobrinhos de parlamentares gaúchos que obtiveram descontos de 30% a 100% nos valores das mensalidades. Segundo o levantamento da jornalista as bolsas deveriam ser concedidas a estudantes carentes, conforme prevê a lei envolvendo instituições filantrópicas. que têm isenções de impostos do governo Federal.

A Ulbra deveria destinar, do total de alunos, 20% em bolsas para os que comprovam carência. A auditória feita pela Instituição levantou que nomes de familiares de políticos foram beneficiados. Um dos exemplos é Danielle Fraga, filha de Francisco Fraga (PTB), ex-secretário-geral de Governo de Canoas. A estudante obteve bolsa de 100% para o curso de Fisioterapia. Fraga é referência também para a aluna Marcela Andressa Ronchetti, filha do ex-prefeito de Canoas Marcos Ronchetti (PSDB). Ela conseguiu benefício de 50% no curso de Medicina. Além delas, Fraga aparece na indicação de outros seis alunos. Na relação entre pais e filhos, consta Tamara Obregon Bacci, 22 anos, filha do deputado federal Enio Bacci (PDT).
Ela é bolsista de 50% na Faculdade de Odontologia. A filha do senador Sérgio Zambiasi (PTB), Tamara, aparece. Obteve 100% para o curso de Farmácia. Formada há dois anos, a jovem de 27 anos mora na Itália. A isenção total também foi concedida à estudante de Fisioterapia Daniela Aurora Braz Wobeto, filha do vereador da Capital Luiz Braz (PTB). O nome do deputado federal Germano Bonow (PFL) aparece na indicação da sobrinha Helena Gorostidi Bonow, com 30% de abatimento no curso de Direito. O mesmo parentesco é constatado entre o secretário estadual da Saúde, Osmar Terra (PMDB), e o aluno Claudio Augusto Diana Terra – contemplado com 50% no Direito.

Os ministérios públicos Estadual e Federal foram acionados para investigar a lista com 91 alunos da Ulbra beneficiados com bolsas, grande parte deles supostamente de familiares de políticos. O juiz da 1ª Vara Cível Federal de Canoas, Guilherme Pinho Machado, encaminhou a relação ao procurador da República em Canoas, Adriano Raldi, e ao promotor Adriano Marmitt. 'A questão diz respeito a um dos requisitos legais para obtenção da filantropia, que é a concessão de bolsa de estudos para alunos carentes, no percentual de no mínimo 20%', diz o despacho do juiz.

Gauchada ! Somos o primeiro

Gauchada ! Somos o primeiro Estado do Brazzzill a confirmar a primeira morte por gripe suína. Um caminhoneiro de Erechim contraiu a doença em Buenos Aires, na Argentina e desde o dia 20 de junho estava internado no Hospital São Vicente de Passo Fundo. O RS tem até hoje (29/6) 76 casos confirmados: São Gabriel com 31, Porto Alegre com 23, Erechim com seis, Santa Maria com quatro, Santo Angelo com duas, Ijuí com duas. Viamão, Caçapava do Sul, Lajeado,Uruguaiana,Bagé, Balneário Pinhal, Novo Hamburgo e Passo Fundo com um caso cada até o momento. Isso que o governo Yeda disse que montou "pela mídia" um mega escudo de vigilância sanitária. Se for como no da Dengue......

Balão de ensaio? Honduras

Será que o golpe militar que derrubou o presidente de Honduras, Manuel Zelaya não seria um modelo para outros países "não alinhados" com a democracia americana ? ou com a nova ordem mundial ? Como o governo Obama está tão preocupado como a democracia no Irã provavelmente mandará tropas para restituir o presidente deposto. No lugar do presidente eleito pelo voto, entra um biônico, o presidente do Parlamento de Honduras, Roberto Micheletti. Manuel Zelaya foi "convidado a fazer um passeio só de ida pelos milicos para a Costa Rica. O Congresso hondurenho aceitou uma suposta renúncia de Zelaya e aprovou sua destituição com base em um relatório de uma "comissão" legislativa afirmando que Zelaya violou a Constituição. Até carta fria de renuncia os deputados aceitaram para se ver livre do presidente. Um paisinho aqui, outro lá, quando vê ......Manuel Zelaya era alinhado às políticas de Hugo Chaves. hummmmmmm
No blog Biscoito Fino e a Massa tem um bom histórico do "clássico golpe latino americano".
Imagem: Gustavo Amador