26 de fev. de 2011

Porto-alegrenses civilizados ?

Ao dirigir, sempre quando visualizo um ciclista à frente, dou sinal e tento me afastar ao máximo no ato da ultrapassagem, pois precisamos dar exemplo e aprenderemos coletivamente a sermos civilizados. No entanto, o que vejo por ai é justamente ao contrário, assisto motorista, que por gosto, quase joga pra fora o ciclista, e se for pedestre é pior ainda. Mas o que mais me chama atenção é a atitude animal de muitos motoristas de ônibus. Não respeitam faixas de pedestres, apertam outros condutores em carros menores por puro prazer e ficam colados na traseira de outros veículos mostrando a clara intenção de "passar por cima" do carro. 

Não sei se a EPTC tem algum indicador, mas eu aposto que das dezenas de atropelamentos que ocorrem todo o mês em Porto Alegre, parte desses são causados por motoristas de ônibus. Canso de ver motoristas de ônibus furando sinal em vias expressas, tanto é que conto três segundos antes de colocar o carro em movimento

Nossos taxistas também estavam bem mais calmos nas faixas de pedestre, a partir da decisão da EPTC de multar quem não respeitava os pedestres no ato de atravessar à rua. Porém, nos últimos dias, tenho notado que muitos já nem dão bola para a regra , e além de não respeitar, ainda ficam irritados pelo fato de que algum veículo páre para o pedestre. 

 Se a EPTC fechar os olhos para esse tipo de atitude e não começar a fiscalizar e recolher os veículos, nunca vamos ter cidadãos civilizados na terra mais politizada do Brasil (ahahahahahahhahaahah)