20 de ago de 2010

O que é liberdade de imprensa para Serra ?

As coisas mudaram bastante no Brasil, em especial no que se refere a liberdade de comunicação para a classe trabalhadora. A crescente expansão da banda larga e o aumento geométrico do acesso de trabalhadores conectados à rede fizeram com que milhares de brasileiros pudessem expor suas posições de forma livre e democrática, não necessitando de nenhum veículo de comunicação da grande mídia. O PIG, acostumado apenas a ouvir a sua própria voz, e a veicular na mídia impressa suas próprias opiniões e defender seus interesses como se fosse de toda a sociedade, está assustado com essa liberdade da web. Não precisamos mais implorar espaço a nenhum jornal ou rádio para ter nossa opinião veiculada, lida ou ouvida.
O que é liberdade de imprensa para Serra e seus aliados ? A grande mídia sempre abusou da democracia quando o assunto é bater no PT, e até já ganhou eleições para seus aliados nos partidos conservadores, manipulando pesquisas, editando debates e publicando imagens desqualificando candidatos do partido.
A acusação de Serra de que o governo tenta “censurar” a imprensa e de financiar “blogs sujos” é puro desespero. A grande mídia nunca foi censurada e sempre que precisam, passam do limite ético quando o assunto é jogar a opinião pública contra os quadros políticos do PT, da esquerda e dos movimentos sociais. O desespero tucano é que eles precisam de máquinas virtuais para emitir suas opiniões na web, e nós somos milhares de internautas que trocam e compartilham informações. Formamos um mosaico de opiniões, sujeitos a críticas e até ameaças, mas seguimos em frente, juntando fragmentos da história, da filosofia, e da política, é claro.