31 de mar. de 2009

Marcha pela exigência do diploma

Hoje (31) tem marcha em defesa do diploma para o exercício do Jornalismo e sairá às 10h, da Praça da Matriz, Centro de Porto Alegre. Profissionais, sindicalistas e estudantes mostrarão à população porque a formação universitária é importante também para a sociedade, e não apenas para os jornalistas. "Não é um ato apenas corporativo, mas a defesa da democracia. O jornalista com formação faz bem para a sociedade", explica o segundo vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, Jorge Correa. A passeata servirá para distribuição de panfletos e da edição extra do jornal Versão dos Jornalistas, produzido especialmente para a ocasião, e terá faixas e cartazes. O percurso será de aproximadamente dois quilômetros, seguindo pela rua Jerônimo Coelho, avenida Borges de Medeiros, avenida Aureliano de Figueiredo Pinto e rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, sede do Supremo Tribunal Federal da 4ª Região. No local, o grupo fará um ato simbólico em defesa do diploma. Como dependemos do STF, temos certeza que os ministros estarão ao lado dos trabalhadores e não deixarão que os interesses da grande mídia guasca e nacional prevaleça (ahahahahhahahaha).

3 comentários:

  1. A exigência de diploma é que é um atentado à liberdade de imprensa e à democracia.

    Liberdade de imprensa implica na possibilidade de qualquer cidadão, independentemente de sua origem ou formação, possa expressar sua opinião, e o jornalismo é sim, como bem demonstra a grande mídia nacional, um exercício de opinião.

    A manutenção de um instituto criado pela ditadura para garantir que apenas aqueles que viessem de instituições por ela vigiadas pudessem se "manifestar" só serve a interesses corporativistas, de que quer criar uma reserva de mercado.

    Se os cursos de jornalismo são importantes, como acredito que sejam, então seus egressos não terão por que se valer de instituto tão nefasto à sociedade para garantir seus empregos. A qualidade prevalecerá.

    ResponderExcluir
  2. Também não entendi o post. Para atingir os caras da RBS, propõe-se um dano muito maior à liberdade de imprensa. Incoerência total.

    ResponderExcluir
  3. Veja o que o blog do Mello tem a dizer sobre isso:
    http://blogdomello.blogspot.com/2009/03/diploma-de-jornalista-nao-e-garantia-de.html#blogdomello

    ResponderExcluir