26 de ago. de 2009

Brigada Militar matou o homem errado


A Brigada Militar matou o homem errado em São Gabriel. A denúncia foi feita pelo presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, deputado Dionilso Marcon (PT), na sessão plenária desta quarta-feira (26). O parlamentar quer que a governadora Yeda Crusius e a Secretaria da Segurança Pública revelem aos gaúchos o nome do assassino de Elton Brum da Silva e também digam qual sem-terra deveria morrer no seu lugar, durante operação da BM, na Fazenda Southall, em São Grabriel, na sexta-feira (21). Marcon também contesta informações da BM sobre a falta de experiência dos policiais que estavam no local na hora do crime. “Não houve despreparo da corporação e o tiro não foi acidental. A ação foi planejada”, afirmou o deputado, ao esclarecer que Elton era natural de Canguçu e não de São Gabriel, como reproduziu a imprensa a partir das informações da BM. “Ele foi morto por engano. O sem-terra que deveria ter sido assassinado também é negro. Há uma lista de outras pessoas para serem mortas”, advertiu Marcon, que levará as denúncias ao Ministério Público Estadual. A demora em tornar público o nome do autor do tiro que matou Elton também indigna o deputado Raul Pont. “Não é possível ter um sistema de segurança que compactue com o assassinato”, frisou. Para ele, a cumplicidade, a omissão e a conivência da governadora Yeda Crusius com esse episódio é inaceitável. Raul Pont contrapôs a eficiência da BM para apurar os responsáveis pela morte do soldado ocorrida em 1990 na Praça da Matriz durante confronte entre BM e sem-terra com a ineficiência para apontar o assassino do sem-terra de 44 anos. “Naquela oportunidade, a BM teve estrutura, organização e efetivo para cercar o Paço Municipal e tomar depoimentos em busca do pretenso culpado. Agora, essa mesma corporação age com um corporativismo inaceitável. Não é possível ter um sistema de segurança que compactua com o assassinato”, ressalta Pont.

4 comentários:

  1. Xi, Kiko, dei um 'furo' em vc..,. publiquei esta msg do Marcon antes de sair no seu excelente Tomando na Cuia.
    Mas o importante é disseminar na rede estas notícias.
    Um abraço
    Saroba

    ResponderExcluir
  2. Se o que está afirmando Dionilso Marcon for verdadeiro, etaremos vivendo um horror inominável. Todos os ativistas sociais estarão com a cabeça a prêmio. Qualquer um pode ser vitimado. Se há um psicopata com poder para fazer isso, é o fim da picada. Todo mundo sabe que o momento é grave. Que o jogo é encardido. Mas tão grave assim? Tão encardido assim? Muito preocupante.

    ResponderExcluir
  3. Na tarde de ontem num comentário em matéria postada no meu blog lembrei como teriam sido terríveis a Yeda e o Britto se tivessem na vida política nos idos de 64. Deus nos livre. Até pensei de ter este assassinato premeditado para aliviar a pressão na CPI. A segurança neste governo está sem controle. O general pega o salário no fim do mês e quem manda lá já disse o Marcon é um brigadiano. O MP também tem problemas sérios. É uma instituição com muita gente boa, mas a exemplo da polícia política se envolve cada vez mais em política. Ou ninguém lembra que o tal Vaz Netto, aquele que foi aposentado quando preso, parece que no mesmo dia é Procurador de Justiça, mais alto padrão do MP. A Promotora em São Gabriel viu tranqüilidade nos assassinos durante o crime, estando cerca de meio quilômetro do local. Não poderia ser diferente, pois casada com um fazendeiro daquela região. Em quem confiar neste estado?

    ResponderExcluir
  4. (Comentário inserido em matéria de ZH postada no meu blog.) Esta matéria é muito oportuna, pois me permite lembrar ao leitor que este bandido conseguiu algo até hoje inédito e não explicado que foi sua fuga de uma cadeia de segurança máxima, primeira e única fuga. Lembro que naquele período tínhamos um secretário de segurança que tal como este implantou a baderna na secretaria. Lembro que dito secretário enchia a bola da polícia ostensiva que muito competente, mas não em policiar e sim em fazer política (bajular os que estão no poder). Enquanto assim procedia dito secretário, policiais do DEIC passaram vários dias comendo bolachas, bebendo água mineral e dormindo em dunas, o que foi coroado com a recaptura deste patife. Agora mais uma vez ele vai para a rua. Ele não é apenas mais um assaltante de banco, é um latrocida (aquele que mata para roubar). Quando será tornado público o resultado da sindicância e revelado aos contribuintes o(s) nome(s) do(s) bandido(s) que lhe permitiram tal. Quero somente nomes, nem pretendo valores, pois com certeza foi muita grana, pois ele nunca trabalhou, vai lá e toma.

    ResponderExcluir