8 de nov. de 2009

Il postino ataca SUS e Lula

Estou lendo o livro "A Audácia da Esperança" de autoria do presidente americano Barack Obama. Na página 31 ele fala do problema crônico da saúde pública americana. [..nosso sistema público de saúde está quebrado:ele é extremamente caro e ineficiente, e mal adaptado a uma economia que não se baseia mais em empregos vitalícios, um sistema que expõe os trabalhdores americanos à insegurança crônica e á possibilidade de desamparo. Mas, ano após ano, a disputa de interesses ideológicos e polítocs resulta em inação, exceto em 2003, quando aprovamos uma lei sobre medicamentos, que conseguiu combinar os piores aspectos dos setores publicos e privados - aumento de preço e confusão burocrática, problemas de cobertura e uma conta astronômica para os contribuinte...]

Abordei esse tema hoje porque não aguentei ler a coluna do IL Postino Paulo Sant' Ana neste domingo em Zé H(08). Sant'Ana deita e rola o pau no SUS e desdenha de Lula, que indicou ao presidente Obama que fizesse uma reforma no sistema público americano ao moldes do SUS brasileiro. Todos nós sabemos que o sistema brasileiro de saúde pública é imperfeito, mas posso assegurar a qualquer um que possua plano de saúde privado, que a maioria dos casos de prevenção e de tratamento de doenças dos 160 milhões de brasileiros passa por esse sistema. Os hospitais de referência vivem lotados sim, mas há por trás de tudo isso uma especie de conluio de federações e ou cooperativas de médicos que boicotam o sistema e em muitos casos agem como cartel da saúde.

A maioria dos planos privados de "saúde" serve para que você tenha "saúde" e não doença. Caso você tenha uma doença crônica ou um problema grave , o sistema privado logo acha uma maneira juridica de te excluir, e os advogados da empresa embargam tratamentos e pedem que você SAIA, pois não não dá mais lucro. Além disso, quanto mais velho você fica, mais caro tu paga e mais restrições são impostas. O sistema privado de saúde brasileiro é clone do americano é opera como aquele "amigo" que te empresta um guarda chuva em dia de sol (aahaha).

Já na parte pública, vamos pegar o "Novo Jeito de Fazer Saúde" de Yeda. Aqui, o governo deixou de investir mais de R$3 bilhões de reais na saúde dos gaúchos de 2007 até agora. Yeda investiu apenas 5,6% em saúde pública/ano durante esse período (milagre do déficit Zero), sendo que o mínimo seria investir 12 %. Resultado: (falta de medicamentos, retorno de epidemias e mal atendimento nos postos de saúde do Estado.

Nosso SUS não é perfeito, mas com certeza Il Postino erra feio seu recado. Basta visitar os hospitais públicos e ver que as milhares de pessoas que fazem quimioterapia, radioterapia, hemodiálises, transplantes, e tratamentos crônicos (coração, diabetes, pressão alta) são clientes do Sistema de Saúde Brasileiro e não do sistema Privado, Por que será ?

4 comentários:

  1. Cara, PARABÉNS!! Continua na luta aí...TODOS os teus últimos textos ("posts") estão muito bons, e irãos ser repassados para minha lista de e-mails...abraço!!

    Marcelo

    ResponderExcluir
  2. Em termos de sistema universal e público, o SUS é um dos melhores do mundo. O SUS propicia, anualmente, 300 mil cirurgias de alta complexidade. Cirurgias e transplantes que, na rede privada, custariam 200 mil, 500, um milhão. As classes médias altas e altas, recorrem ao SUS para tais procedimentos. Isso sem falar nos remédios caríssismos que o SUS viabiliza, inclusive para os ricos.Quem sabe o SUS, para melhor atender aos pobres, deixe de fazer procedimentos para ricos? Quanto ao jornaslista P. Sant'Ana, é apenas um interesseiro e dementizado pelo excessivo consumo de álcool. Recomendo-lhe um CAPS..

    ResponderExcluir
  3. Sem contar os programas preventivos do governo federal onde entram educação, alimentos (uma delas se refere a compra de no minimo 30% dos alimentos para merenda escolar DIRETO da agricultura familiar), bolsa familia (alimento e educação casados), vacinação, etc. Tudo se reflete em mais saude e pelo conseguinte mais atendimento do SUS em areas complexas.
    Este troglodita poderia se juntar co o Caetano e fazerem seresta pro FHC/YEDA/SERRA/AECIO.
    ABÇOS.

    ResponderExcluir
  4. Il Postino, para tratar o fígado judiado pelo álcool e pela cara-de-pau, tome Olina, uma colher-de-sopa, tres vezes ao dia e reze bastante para São Roque, o protetor dos pinguços !

    ResponderExcluir