30 de abr. de 2010

Nossa utopia que virou realidade


Ontem ao assistir o PIG se rendendo ao presidente Lula, escolhido pela revista americana Time como um dos 25 líderes mais influentes do planeta, lembrei de quanto a mídia nacional pisou , desqualificou, humilhou e tentou destruir a imagem de Lula junto ao povo brasileiro. Lula sempre foi tratado como o bêbado, o vagabundo, o que afundaria o Brasil.

Lembro que na década de 80 a idéia de eleger um trabalhador à Presidência da República era uma utopia, embalada pelos shows do Legião Urbana e a performance revolucionária de Renato Russo (eu estava lá). Lembro das nossas mobilizações estudantis e das campanhas políticas em que usávamos direto as charges do Henfil para enriquecer nossos revolucionários textos juvenis. Lembro da inflação de 80 % ao mês, dos fiscais do Sarney e do debate de Lula vs Collor na Globo em que a edição foi manipulada para favorecer Collor e derrotar o PT. Atravessamos o caminho das trevas de FHC e pela primeira vez transformamos sonho em realidade em 2002.

No entanto, esse sonho custou caro para milhares de brasileiros e brasileiras, muitos deles doaram suas vidas para construir a democrácia e a liberdade. Liberdade que muita gente hoje não dá bola. Transformamos nossa utopia em realidade e elegemos um trabalhador na condição de Presidente da República, no entanto, muitos não tiveram a alegria de ver esse sonho.

Ontem, ao assisitir o presidente Lula pela TV, e hoje, ao ler os jornais matinais do PIG, não pude esconder a satisfação de ter ajudado a concretizar esse sonho.

A UTOPIA DA MINHA GERAÇÃO TRANSFORMAMOS EM REALIDADE, MAS A TAREFA DE CONTINUAR ESSE SONHO ESTÁ NAS MÃOS DA JUVENTUDE, COM A MISSÃO AINDA MAIS IMPORTANTE: NÃO VOLTARMOS AOS CAMINHOS DAS SOMBRAS.

5 comentários:

  1. SERÁ QUE VOCÊ NÃO SABE LER INGLES ?

    LULA NÃO É O 1° NA TIME 2010 - É O 47ª
    .

    .
    http://www.time.com/time/specials/packages/article/0,28804,1972075_1976159,00.html

    ResponderExcluir
  2. Pois é, mas a imprensa golpista não se rende tão fácil.
    O comentário da porta-voz do PRBS, Rosane de Oliveira, na página 10 de ZH de hoje, aborda o fato o desqualificando-o ao iniciar com: "Nada vai mudar nas nossas vidas". E continua, ao ajoelhar-se diante das nobres qualidades do candidato tucano: "(...)o cavalheiro José Serra, que reagiu com fidalguia ao ser perguntado sobre o título, quando ainda se pensava que Lula era o primeiro da lista e que Barack Obama aparecia em quarto. Depois, a Time explicou que não se tratava de um ranking: que o primeiro e o último da lista tinham peso idêntico. Serra registrou, mas manteve a avaliação de que esse tipo de reconhecimento é bom para o país. Homem inteligente que é(...)"
    Mas que inteligente esse fidalgo! Um cavalheiro desses é de que o Brasil precisa! Se não é isso que ela quis dizer, eu sou um analfabeto.

    ResponderExcluir
  3. Só pra esclarecer ao amigo Anonimo que a própria time disse que não se trata de um ranking, mas sim de uma lista, na qual todos os citados tem a sua importância independente em que posição aparece.

    ResponderExcluir
  4. Caros do blog,

    Leiam o último capítulo da série: A Idade das Trevas. No ar e na rede: O Supremo Sonho Tucano: Transformar o Brasil num Imenso Paraguai!

    ResponderExcluir
  5. Kiko!

    Também sonhei, vivi a utopia ,ajudei a construir e concretizar esta permanente LUTA.
    Lendo teu post, também lebrei de muitos companheiros(as), amigos(as) que partiram lutando.
    Nossa homenagem aos que já partiram.
    Valeu a pena!
    Esta caminhada é longa e permanente.
    Boa luta companheiro!

    ResponderExcluir