2 de nov. de 2010

#ESTUPIDEZ


Uma declaração preconceituosa e baseada em dados imprecisos postada no Twitter por uma estudante de direito de São Paulo causou grande polêmica nas redes sociais. A aluna atribuiu aos nordestinos a derrota de José Serra (PSDB) nas eleições presidenciais. O embate regionalista tomou conta das discussões no microblog, com reações imediatas contra a infeliz frase e também com comentários de moradores das regiões Sul e Sudeste.

"Nordestisto (sic) não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado!", escreveu a estudante, durante a madrugada. Ela também usou o Facebook para mostrar a indignação com a vitória de Dilma Rousseff (PT) e culpar o povo do Nordeste pela derrota. "Afunda Brasil. Deem direito de voto pros nordestinos e afundem o país de quem trabalha pra sustentar vagabundos que fazem filhos pra ganhar o bolsa 171", postou.

O comentário repercutiu tanto, que, ao meio-dia de ontem, o hashtag #nordestisto - escrita de forma incorreta pela estudante - passou a ser a terceira palavra mais comentada pelos usuários do microblog. A guerra regional fez outros termos serem mais acessados ainda: "orgulhodesernordestino" e "norte/nordeste e sul/sudeste". Quando o caso começou a repercutir, a estudante publicou mensagens se desculpando. Mais tarde, cancelou seus perfis.

As declarações preconceituosas podem resultar na prisão dos autores das frases. De acordo com a legislação brasileira, crimes contra a procedência nacional preveem pena de até três anos. Um jurista ouvido pela reportagem explicou que as redes sociais são consideradas meios de comunicação. "Qualquer informação ofensiva à honra ou preconceituosa é suscetível de apuração e apenação, como em qualquer outro veículo de comunicação", explicou.

Já o cientista político David Fleischer, da Universidade de Brasília (UnB), lembrou que há um preconceito muito forte contra o Nordeste em estados das regiões Sul e Sudeste. "A pessoa deveria procurar outras razões para a derrota do Serra, porque, no Brasil, o voto de cada umtem peso igual. Se a eleição brasileira fosse como nos Estados Unidos, onde os votos são divididos por estado, de acordo com o número de delegados, aí sim poderia se atribuir a derrota a um estado, mas jamais com o uso do proconceito", comparou o cientista.

A polêmica foi criada a partir de uma falsa ideia de que os votos da região Nordeste teriam sido os responsáveis pela eleição de Dilma. Levantamento feito pelo Diario/Correio Braziliense, com base nos resultados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mostra que a candidata do PT venceria o pleito mesmo que fossem considerados apenas os votos das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte. No cenário em que os votos do Nordeste não são contabilizados, Dilma ficaria com 1,3 milhão de votos a mais que Serra. Até mesmo se fossem contabilizados somente os votos do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a petista sairia vencedora, com cerca de 300 mil votos à frente do tucano.

Embora a presidente eleita tenha sido superada pelo adversário em São Paulo, o maior colégio eleitoral do país, ela venceu no segundo e terceiro estados de maior eleitorado, Minas Gerais e Rio de Janeiro, respectivamente. No Nordeste, Dilma superou Serra em mais de 10 milhões de votos. Na contagem oficial do TSE, ela atingiu 12 milhões de votos a mais que o concorrente em todo o país.

2 comentários:

  1. Culpo mais uma vez a nefasta campanha de José Serra por esta chaga que resultou da exploração do ódio e preconceito com fins eleitorais.
    Ele estimulou o que existe de pior na nossa sociedade e deu voz aos cretinos radicais e conservadores como esta moça "estudante de direito",que por medo ou constrangimento,restringiam seus comentários preconceituosos aos círculos sociais da elite que frenquentavam.
    A herança de Serra é o ódio e o preconceito.

    ResponderExcluir
  2. Observamos nessa campanha uma raiva enorme contra o projeto petista. Talvez pq pessoas com limitação cognitiva se ache "melhor" que os milhões de barsileiros e brasileiras que confirmaram que o governo do Presidente Lula lhes proporcionou dignidade. Milhões de pessoas deixaram de ser mero objetos nas mãos de elites conservadoras para se tornarem sujeitos de mudanças e avanços sociais significativos. Não áh o que falar sobre essa forma imbecil de preconceito. Tal assunto não cabe na pauta do PT e nem de Lula e Dilma. Buscamos igualdade em TODOS os sentidos e não culpas por desastrosa campanha eleitoral. Eu recebi telefonemas e mails mentirosos contra a candidatura Dilma, será que todos que tbm receberam não perceberam o tipo de política propposta por Serra e seus aliados? Se o PSDB fosse tão bom assim pq FHC SUMIU da campanha Serra? Tenho certeza que o Brasil crescerá mais ainda com Dilma agora Presidente!
    angeloregi~@bol.com.br

    ResponderExcluir