A atuação das mulheres do campo nas lutas populares se dá a partir dos anos 80, por ocasião da luta pelos direitos de reconhecimento da profissão de trabalhadora rural e conseqüentemente pela documentação e direitos previdenciários. Neste período há toda uma discussão a cerca da Constituição Federal de 1988, com muito trabalho de base, articulação, caravanas para Brasília e coleta de assinaturas para abaixo-assinados. O ano de 1989 é o marco simbólico na organização de um movimento autônomo de mulheres do campo, denominado inicialmente como Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Rio Grande do Sul.
A data para a comemoração destes 20 anos será dias 17 e 18 de outubro de 2009, no Parque Municipal de Exposições Telmo José Schardong, em Palmeira das Missões.Durante os dias as camponesas farão estudo sobre a conjuntura atual e os desafios para a agricultura camponesa e as mulheres. Comemorarão sua história num show com cantores populares e farão uma feira, onde levarão produtos da agricultura camponesa para venda, troca e mostra. Para maiores informações acesse: http://www.mmcbrasil.com.br/
No vamos a esquecer os sonhos do irmão Elton, espero que un dia em Porto Alegre seja dedicado em memória desse martire do MST.
ResponderExcluirEu no vou parando de sonhar em um pais + justo com:
-saúde
-educação
-trabalho
PARA TODOS!!
NO a criminalizar o MST
SIM a uma "verdadeira" reforma agraria.