22 de nov. de 2009

Clima e tempo


Já passou da hora de o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná qualificarem sua rede meteorológia de clima e tempo. Quem acompanha as notícias, mesmo que à distância, percebe a mudança climática, afetando milhões de pessoas com tempestades, ciclones ou tornados. Para a agricultura também faz falta uma rede climática e meteorológica mais confiável, que possamos antecipar a queda de granizo ou até mesmo antecipar o clima, retardando ou antecipando a semeadura e a colheita das safras,reduzindo prejuízos para os agricultores.

Outro fato que chamou minha atenção quando ocorreu a tempestade que atingiu a Capital e o RS foi a falta de fiscalização da prefeitura de Porto Alegre para obras abandonadas e na antecipação do corte das árvores sobre a fiação elétrica. Mesmo com todo aquele vento, um muro não cairia inteiro sobre a calçada, vitimando uma pessoa, se estivesse nas normas técnicas. O corte de galhos sobre a sinalização e a rede elétrica é um problema que a prefeitura simplesmente abandonou. Nas zonas arborizadas o mínimo que a prefeitura deveria ter era uma equipe dedicada para impedir que troncos caiam na rede elétrica ou sobre pessoas, dando ainda mais trabalho para os bombeiros, que são obrigados a fazer o serviço que na realidade é da prefeitura.

Um comentário:

  1. E a Prefeitura já tem um departamento para assegurar o escoamento das águas pluviais (o DEP) que, por falta de capacidade de gestão, pouco ou nada faz. Ontem a esquina Demétrio Ribeiro com Espírito Santo estava completamente alagada.
    Quem asfalta ruas entupindo bocas-de-lobo é ô quê?

    ResponderExcluir