27 de jan. de 2010

Parabéns ao Leonardo Monteiro Silveira

No ano de 2001 a Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, assim com outras tantas espalhadas pelo Brasil, vivenciavam um de seus piores momentos. Docentes em greve, equipamentos sucateados, prédios caindo aos pedaços, pesquisadores literalmente fugindo para o exterior, além, é claro, das pouquíssimas vagas na universidade. O que restava dessas vagas serviam apenas para atender jovens de famílias abonadas, que garantiam essas vagas aos seus filhos, lhes ofertando as melhores escolas e pagando os melhores cursos preparatórios, tanto para o vestibular quanto para o reforço em matemática, português, química, física e línguas. Aliás, uma das chagas da ditadura, associado ao neoliberalismo de FHC, foi a de destruírem o ensino público, antes referência em educação no Brasil, superior a qualquer escola privada atual.

A luz e a esperança voltaram em 2002 com a vitória do torneiro mecânico Lula. Passados sete anos de seu governo, já foram criadas milhares de vagas para o ensino superior e 12 Universidades Federais, além de centenas escolas técnicas.

Falo isso para dar meus parabéns ao jovem Leonardo Monteiro Silveira, e para sua família, que receberam o jovem com alegria, ovos e farinha (ahahaha), para comemorar a grande notícia de que o nome dele foi aprovado no vestibular da Federal do RS no curso de sociologia política. Leonardo, assim como outros tantos, são estudantes de Escola Pública. O Leonardo, por exemplo, é do Infante Dom Henrique, como eu conhecia no meu tempo de Protasio Alves (ambas de Porto Alegre).
Posso assegurar que tanto a chance do jovem Leonardo, quanto a de outros milhares de estudantes brasileiros de escolas públicas, seriam mínimas caso a política neoliberal de desmonte da universidade pública de FHC tivesse recebido a continuidade com José Serra e depois com Geraldo Alkmin, ambos afilhados políticos do professor FHC. Falando nisso, quantas universidades FHC (PSDB) criou mesmo em oito anos de governo ? A DILMA PRECISA FAZER ESSA PERGUNTA AO SERRA.

2 comentários:

  1. O ensino público no Brasil antes era referência e agora não é. Concordo. Só não concordo com a afirmação de que a culpa é toda do FHC. Afinal o que fez Lula em 8 anos para reverter a situação. Lembren-se vocês são situação a 8 longos anos. Se algo está errado a culpa não pode ser toda só do governo anterior. Se bem que pedir para vocês compreenderem isto já é pedir demais. Afirmam nas entre linhas que tem ainda neoliberalismo no Brasil. Mas o neoliberalismo é do FHC. Nunca falam em neoliberalismo do Lula. Que forma estranha de raciocinar.

    ResponderExcluir
  2. Nosso sincero agradecimento ao nobre jornalista, pelo post sobre a aprovação do Leonardo na UFRGS.Com certeza pra tudo isso acontecer foi importante a vitória do torneiro mecânico para presidente, pois com ótimos projetos de políticas públicas educacionais, estamos conseguindo ingressar na universidade de fato.Agora rumo a eleger a Dilma.
    Letícia Monteiro

    ResponderExcluir