Frutas, verduras, laticínios, pães, embutidos, tudo é muito mais caro por aqui nessas grandes redes, até o feijão e o arroz têm preços superiores, e não consigo entender como um estado produtor de carne, de arroz,de frango e de derivados do leite, pratica preços absurdamente mais caros que em outros Estados.
E não me venham dizer que é só imposto a diferença, pois supermercados da periferia praticam preços inferiores para o mesmo produto, e no caso da carne, a diferença de preço e de qualidade pró consumidor chegar ser de 30% inferior.
kiko, eles vendem a sua "grife". Uma grande rede, elitizou o seu público alvo. Só classe A. Esqueceram que as classes B, C, e hoje a nova D, foram as que deram asas para eles chegarem onde estão.
ResponderExcluirMaria Ivony
Cara, a solução é comer menos carne. Vai lã no super com 15 reais e compra o que dá, se não der 3 quilos de costela, compra dois. É o que nós consumidores podemos fazer. A carne da galinha e do porco estão super baratas e dependendo da cozinheira, dá para fazer coisas maravilhosas.
ResponderExcluirOi Kiko,
ResponderExcluiresse assunto é da maior relevância. Assunto de aula de economia. Outro dia estávamos debatendo o poder de mercado, tendo como exemplo justamente a atuação dessas redes em Porto Alegre. O preço premium deve-se elevado grau de concentração do setor, dificuldades de deslocamento e expressivas barreiras à entrada, como falta de terrenos para obras de empresas desse porte no centro e bairros nobres da cidade.
Abs
Um dos motivos dos preços serem mais altos em Porto Alegre (e no RS) é porque a maioria dos consumidores não sabe pechinchar ou reclamar. Aceitam pacificamente o preço que lhes é cobrado. Só reclamam em casa, depois que pagaram... Se o preço está alto, reaja! Não compre! O consumidor só tem a ganhar se "entrar em guerra" com os comerciantes. Ou vcs acham que eles vão deixar de vender, mesmo por um preço menor? Eles só não baixam os preços porque tem consumidores "acomodados" que não tem coragem de reclamar ou não querem "passar vergonha" e aceitam pagar qualquer preço.
ResponderExcluirRealmente, aqui em POA muitas coisas são muito mais caras que em BH, que conheço porque sou de lá. A carne é muito cara. A cerveja, que é produzida aqui, é mais cara que a produzida em outro estado (e portanto paga mais imposto para chegar aqui) Basta fazer o seguinte: rotular o produto com "tradição gaúcha" ou "orgulho do rio grande" e isso justificar encher o bolso dos empresários de grana. HAHAHAHAHAHA Orgulho gaúcho... que trem doido!
ResponderExcluir