Arambaré abriga a considerada a maior figueira do Rio Grande do Sul, com 20 metros de altura e tronco com 12 metros de diâmetro. De ponta a ponta, seus galhos têm 50 metros de extensão. Chamada Figueira da Paz, a árvore centenária é símbolo da cidade e importante atração turística. Alguns historiadores apontam que a Figueira tem 400 anos, outros um pouco mais. Numa coisa todos concordam é a maior e mais velha figueira do estado.
A Figueira da Paz pede socorro.Uma rachadura num dos seus principais galhos está colocando as autoridades numa situação complicada. Podar é a solução que logo aparece, mas com a poda a figueira pode perder o equilíbrio e tombar. A outra solução seria a de colocar cimento nas rachaduras, evitando assim que a umidade apodreça mais o galho.
A Figueira da Paz pede ajuda! O que podemos fazer, além de respeitar o seu sofrimento, é rezar para que as autoridades consigam resolver da melhor maneira o problema.
Você assim como eu, que tem um carinho todo especial por Arambaré mande as fotos da nossa figueira, para seus conhecidos.Quem sabe alguém tem alguma solução?
Mande a sua mensagem para o e-mail arambare.rs@gmail.com que enviaremos para a prefeitura.
Não podemos perder tempo! Antes que cortem a nossa centenária Figueira da Paz....
www.arambare.blogspot.com
A poda ou o corte de figueiras Centenarias são proibidas por lei assimo como a Corticeira do Banhado. Figueiras Centenarias são imunes a qualquer intevenção deleteria. Nem mesmo a Araucaria tem tamanha proteção e resguardo que esta especie dispõe. Assim o poder publico deve utilizar-se de conhecimento tecnico cientifico para sua conservação. Não é qualquer mateiro que va garantir a sobrevivencia deste exemplar
ResponderExcluirConhecimento técnico para evitar cntaminação de insetos e fazer como fazem em todos os locais que tem figueiras centenárias, escorar simetricamente todos os galhos que estão causando as rachaduras.
ResponderExcluir